quinta-feira, 19 de junho de 2008

Perguntas Freqüentes

1-O que é análise de balanços?
Constitui-se num processo de meditação sobre os demonstrativos contábeis, objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos econômicos patrimoniais e financeiros auxiliando, assim, a tomada de decisões de uma determinada empresa.

2-Qual a diferença entre dado e informação?
Dados são números, medidas, valores, e símbolos quantitativos. Uma informação é basicamente a interpretação e compreensão de um conjunto de dados, mensagens recebidas sob forma de dados.

3-Qual o papel do parecer da auditoria?
Tem o papel de trazer transparência nas informações prestadas pelas empresas e instituições e auxiliar na tomada de decisões.

4-Que relação se pode estabelecer entre a Contabilidade e a Análise de Balanços?
A análise de balanço começa onde termina a contabilidade. Uma das funções da contabilidade é formular as demonstrações contábeis em cima da interpretação dos fatos administrativos, demonstrações essas que servirão de base para análise de balanço.

5-Relacione os principais usuários da Análise de Balanços.
Investidores, acionistas, administradores e governos.

6-Quais as etapas básicas do processo de análise de balanços?
Estudo sobre todos os dados e informações contidas no balanço, logo após podemos analisar e interpretar as contas mais relevantes e efetuar a comparação com o balanço do exercício anterior. Desta forma podemos efetuar uma analise de balanço consistente.

7- que é padronização? Qual a finalidade?
Conjunto de atividades sistemáticas para estabelecer e utilizar padrões, avaliar seu cumprimento e resultados decorrentes de sua aplicação. Finalidade de determinar um método específico para utilizar.

8- As notas explicativas são importantes para a Análise de Balanços? Por quê?
As Notas Explicativas são detalhamentos do Balanço e devem ser lidas em conjunto com esse demonstrativo. Esclarecem pontos que o Balanço não consegue retratar, tais como transações ou fatos que podem alterar, futuramente, a situação patrimonial demonstrada. Portanto, é importante para análise de balanços.

9- O que são os índices-padrão?
São os principais instrumentos utilizados para análise da situação econômica e financeira da empresa, representando os resultados da comparação entre as grandezas. Embora seja um dado numérico estatístico, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sob o aspecto dinâmico e dentro de um contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser conjugadamente ponderados.

10- Hoje em dia, uma análise de balanços deve ser vista de maneira sistêmica, considerando todos os elementos do ambiente, formais e informais. Assim, além dos demonstrativos financeiros, o que mais deve ser levado em conta para se obter um completo diagnóstico sobre uma empresa?
Hoje em dia os analistas avaliam a empresa de forma geral, buscam um completo diagnóstico da empresa, assim os elementos do ambiente não podem ser descartados.

11- O que mostra a análise vertical?
A análise vertical baseia-se em valores percentuais das demonstrações contábeis, onde o percentual de cada conta mostra sua real importância no conjunto e em relação a padrões do ramo. Na DRE a referência é a Receita Líquida de Vendas, e no Balanço Patrimonial são os grupos de contas, permitindo assim inferir se há itens fora das proporções normais.

12- O que mostra a análise horizontal?
A análise horizontal fundamenta-se na evolução de cada conta de uma série de demonstrações financeiras de dois ou mais exercícios, permitindo dessa forma a verificação de quais itens a empresa vem dando ênfase na alocação dos seus recursos. Além disso, determina o crescimento do ativo circulante em comparação com o crescimento do passivo circulante de cada empresa.

13- O que mostra a análise por quocientes?
É a avaliação de valores patrimoniais, financeiros e de resultados, mediante cálculo para definir a influência ou proporção de um elemento sobre outro de natureza diferente, indicando quantas vezes um contém o outro. Utiliza-se o quociente como parâmetro para a análise.

14- Comente: “empresas do mesmo ramo apresentam demonstrações com semelhante estrutura”.
As empresas seguem um índice-padrão, facilitando a compreensão das informações entre as mesmas.

15- Diferencie: Capital Próprio, Capital de Terceiros, Capital Circulante Líquido e Capital Social.
Capital de Terceiros: Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.
Capital Próprio: São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.
Capital Social: É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
Capital Circulante Líquido: corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ativo da entidade.

16- O que são as reservas de lucros? Quando devem ser constituídas? Qual a sua finalidade?
As reservas de lucros são as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia, conforme previsto no § 4º do art. 182 da Lei 6.404/76, para atender a várias finalidades, sendo sua constituição efetivada por disposição da lei ou por proposta dos órgãos da administração.
São constituídas a partir das destinações do lucro líquido do exercício, por proposta dos órgãos da administração à assembléia de acionistas.
Tem por finalidade assegurar a integridade do capital social, assim à utilização do seu saldo somente é permitida para compensar prejuízos e aumentar o capital social.

17- Qual a diferença entre Lucro Operacional e Lucro Líquido?
O lucro operacional é igual às receitas totais das operações menos os respectivos custos totais. Já o lucro líquido pode ser calculado pela diferença entre lucro bruto e as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa tenha que pagar.

18- Qual a diferença entre uma análise econômica e uma análise financeira?
Análises financeiras representam o estudo das demonstrações financeiras de uma organização associada a um processo decisório, e tem o objetivo de buscar um levantamento a respeito da saúde financeira da empresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade. Já análise econômica mostra a margem de lucro obtida, o retorno do ativo e a taxa de retorno do PL.

19-Cite 5 indicadores de análise financeira.
Liquidez corrente, endividamento da garantia de capital de terceiros, análise da estrutura, liquidez seca, análise do capital circulante líquido ( folga financeira).

20-Cite 5 indicadores de análise econômica.
Rentabilidade do PL, margem líquida, Giro do ativo, análise da DRE, análise da DMPL.

21-Qual o produto final da Análise de Balanços?
São as informações realizadas em cima dos demonstrativos para tomada de decisões.

22- Comente: “Análise de Balanços versus Contabilidade Criativa”.
São fatos totalmente divergentes, pois a contabilidade criativa faz com que as fraudes contábeis dificultem uma análise de balanço correta.

23- Quais as empresas são obrigadas a fazer o balanço anual?
As empresas S/A.

24- Pode a Análise Horizontal dispensar a Análise Vertical? Quais os inconvenientes de serem usadas separadamente?
Isoladamente, essas duas técnicas poderão induzir a erros de avaliação ou encobrir fatos importantes. Em contrapartida, se utilizadas conjuntamente, essas técnicas se completam e permitem identificar aqueles elementos merecedores de uma investigação mais profunda, a fim de determinar as causas dos seus desvios e adotar medidas corretivas cabíveis.

25-Quais os dois principais demonstrativos contábeis?
Balanço Patrimonial e DRE.

26- Quanto vale o Capital Humano de uma empresa?
É um fator que não se mede na empresa, é alma do negócio, nele que se concentram os maiores deságios de gestão.

27- O que é o Balanço Social?
O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

28- Qual a diferença entre Auditoria e Análise de Balanços?
Análise de Balanços de forma geral tem o foco em analisar o desempenho da empresa, já a auditoria visa um levantamento sobre as contas do balanço social, com o objetivo de levantar informações divergentes.

29- Quais as 4 técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus fins?
- registro dos fatos: escrituração;
- demonstração expositiva dos fatos: demonstrações contábeis;
- confirmação dos registros e demonstrações: auditoria;
- análise e interpretação dos demonstrativos: análise de balanços.

30- O que é contabilidade gerencial?
A contabilidade gerencial é indispensável na gestão de negócios. Administradores, contadores e os responsáveis pela gestão das empresas precisam cada vez mais de informações que vão além do simples cálculo.

2 comentários:

Sandrinha disse...

Olá!
Sou estudande de Contabilidade, e achei de grande importância seu blog! é tudo de bom!
Parabéns!

Unknown disse...

estas de parabens gostei muito do blog