terça-feira, 17 de junho de 2008

Indicadores financeiros X Capital Intelectual

Gustavo Vieira Marques 15/06/2008



Antigamente as empresas tinham uma maior preocupação em analisar os indicadores financeiros, e muitas vezes deixavam de lado os indicadores não-financeiros, conhecidos também como capital intelectual. Mas hoje percebe-se que o capital intelectual é extremamente importante, e vem fazendo a diferença no mercado de trabalho, sendo assim, as organizações já apresentam maior interesse em estudar e tentar contabilizar esse importante componente.

A análise dos indicadores financeiros é essencial dentro de uma organização, já que fornece importantes informações no que tange ao seu quadro econômico-financeiro, e, conseqüentemente, auxilia no processo decisório, tanto em situações de perceber necessidades de correção, quanto para se manter processos que estejam resultando no alcance dos objetivos traçados pela empresa. Os indicadores financeiros buscam basicamente o valor contábil, dando ênfase ao Balanço Patrimonial (BP) e à Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), com o objetivo de analisar e obter conclusões a respeito da situação da empresa. Dentro dessa análise, são utilizadas diferentes técnicas e diversificados índices, que já são padrões e geram de forma mais eficiente às informações necessárias para se dar suporte ao sistema de gerência interno da empresa.

Já o capital intelectual representa um capital não-financeiro, e é visto como uma lacuna entre o valor de mercado e o valor contábil. Bons exemplos do capital intelectual são as marcas, imagem no mercado, tecnologia utilizada, produtos ou serviços, história, entre outros; e justamente pelo fato de serem ativos intangíveis, representam grande complexidade e dificuldade para que a Contabilidade possa transformá-los em dados e contabilizá-los. Porém, essa maior dificuldade de contabilização não diminui sua importância dentro da análise da situação de uma empresa, uma vez que é responsável pela gerência dos aprendizados adquiridos na busca de novos conhecimentos, que utilizados de maneira correta, serão responsáveis pela produção de benefícios a médio e longo prazos para a empresa, independente de seu porte: pequeno, médio ou grande.


O termo capital intelectual tem sido alvo de muitas pesquisas e estudos que objetivam seu maior entendimento e buscam uma maior eficiência de sua utilização, uma vez que sua importância dentro das organizações cresce cada vez mais. Esses presentes estudos se apresentam como grandes aliados da Contabilidade, já que suas conclusões podem ser utilizadas como ferramentas na tentativa de mensurar os ativos gerados por ele.

Já se sabe que um relatório sobre o Capital Intelectual de uma empresa contém informações de suma importância para seus gestores e acionistas, uma vez que contribuem para a organização se conhecer melhor e poder atingir desenvolvimento e crescimento. Dentre as justificativas dessa importância pode-se apontar o fato do relatório fornecer suporte para a criação de novas técnicas e produtos, aumentando assim, a competitividade da empresa dentro do mercado; e por mostrar o valor oculto da organização, o que não é aparente nas Demonstrações Contábeis e exerce papel importante para os acionistas posicionarem a firma no momento e terem uma visão da mesma em longo prazo. Além disso, a divulgação de relatórios desse tipo torna possível a projeção de uma futura capacidade de geração de caixa pela organização, e ajuda num posicionamento mais complexo e abrangente das condições da empresa em relação ao seu mercado alvo. Sendo assim, o desafio está, justamente, em se encontrar técnicas de se mensurar e contabilizar os aspectos relacionados ao capital intelectual.

A exemplo disso, a Skandia, grande grupo financeiro da Escandinávia, tem se dedicado ao estudo desse assunto, e já é responsável pela criação de um modelo de mensuração do Capital Intelectual e formulação de um relatório contendo suas informações e conclusões mais importantes. Esse modelo busca captar e avaliar os conhecimentos adquiridos na busca de desenvolvimento e da criação de novos processos que venham a trazer maiores benefícios à organização.

Dessa forma, conclui-se que a análise dos indicadores não-financeiros de uma empresa é tão importante quanto à análise dos indicadores financeiros, o que pode ser apontado como causa do crescente interesse e preocupação das mesmas em estudar, entender e contabilizar o Capital Intelectual, a fim de que, juntamente às informações obtidas através dos demonstrativos contábeis, possam disponibilizar a situação real e abrangente da empresa dentro dos contextos econômico e financeiro.



Nenhum comentário: