quinta-feira, 19 de junho de 2008

GLOSSÁRIO

ANÁLISE DE BALANÇO: técnica utilizada para se conhecer a real situação financeira de uma instituição e para fins gerenciais ou de financiamento, em função das variações patrimoniais.
AUDITORIA: levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e demonstrações financeiras de uma entidade.
BALANÇO PATRIMONIAL: é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
CAPITAL DE TERCEIROS: representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.
CAPITAL PRÓPRIO: são os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.
CAPITAL SOCIAL: é o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
CAPITAL TOTAL A DISPOSIÇÃO DA EMPRESA: corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ativo da entidade.
CONTAS PATRIMONIAIS: representam os elementos ativos e passivos (bens, direitos, obrigações e situação líquida).
DADO: números, medidas, valores, símbolos quantitativos ou quantificáveis.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE): destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
DIREITOS: valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo ou valores de nossa propriedade que se encontra em posse de terceiros.
ENDIVIDAMENTO: indicador ou medida de risco financeiro, sendo uma variável básica na hora de determinar a estrutura financeira mais adequada para a empresa.
GIRO DO ATIVO: correspondente a quantas vezes a empresa vendeu seu Ativo.
INFORMAÇÃO: conclusões obtidas a partir da interpretação e compreensão de um conjunto de dados, mensagens recebidas sob forma de dados.
INTANGÍVEL: os ativos intangíveis compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Trata-se de um desmembramento do ativo imobilizado, que passa a contar apenas com bens corpóreos de uso permanente.
LIQUIDEZ: a liquidez de determinado ativo mede a sua capacidade para ser transformado em numerário de forma a poder ser utilizado como meio de troca em transações.
MARGEM LÍQUIDA: indicador usado na análise financeira que expressa a relação entre o lucro líquido da empresa e a sua receita líquida de vendas.
OBRIGAÇÕES: são dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontra em nossa posse.
PREJUÍZOS ACUMULADOS: conta que registra as perdas acumuladas da entidade, já absorvidas pelas demais reservas ou lucros acumulados.
RENTABILIDADE: capacidade da empresa em retribuir os capitais investidos, sejam estes capitais próprios ou de terceiros.
RESERVAS DE CAPITAL: são contribuições recebidas por proprietários ou de terceiros, que nada têm a ver com as receitas ou ganhos.
RESERVAS DE LUCRO: são obtidas pela apropriação de lucros da companhia ou da empresa por vários motivos, por exigência legal, estatutária ou por outras razões.

Nenhum comentário: